29 de maio de 2011

DANIEL HERZ, O HOMEM QUE NÃO TEMEU O SISTEMA GLOBO

  

Amanhã, dia 30 de maio, faz cinco anos da morte de Daniel Herz, o homem que não teve medo do Plim-Plim...

O jornalista, escritor e professor, que morreu aos 51 anos de idade, dentre outros trabalhos que se destacaram, lutou pela democratização da informação no Brasil, ajudou a criar o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e escreveu o livro “A História Secreta da Rede Globo”.

Essa obra serviu como base para que se fizessem o documentário “Além do Cidadão Kane” produzido pela emissora britânica “Channel Four” (1993) e de grande repercussão mundial por falar exclusivamente do Sistema Globo e de Roberto Marinho.


Bem que a Globo quis comprar os direitos do livro aqui no Brasil, mas a Record saiu na frente e conquistou esse direito, só pra vazar as edições e levar ao conhecimento do público leitor, a outra face de Roberto Marinho e as entrelinhas nas laudas do seu jornalismo.

Poucos conseguiram enfrentar o dono da Globo, e dos que mais se destacaram, estão o próprio Prof. Daniel Herz e o lendário ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola.

A edição eletrônica do livro está disponível na internet. Também existem vídeos sobre o tema, inclusive um de memórias produzido pela Federação Nacional de Jornalistas e pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.



Livro - clique:

Vídeos - assista:
"Beyond Citizen Kane"


Parte 1

parte 2




Nenhum comentário:

Postar um comentário