6 de fevereiro de 2012

ENCONTRADA CIDADE INCA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA


Esses textos foram elaborados por duas pessoas interessadas em manter viva a hitória mundial e que, por princípios educacionais, morais e de sabedoria plena, lutam em defesa da fauna, da flora e da vida dos indígenas, bem como outras etinias e suas origens por onde quer que eles ainda resistam.

Espero que leiam e reflitam para atentarem pelo que os governantes e sociedades abastadas destroem em nome de um falso progresso que mais tem a ver com o crescimento próprio e de grupos aliados. 


________________///_________________



"Importante descoberta arqueológica na Amazônia brasileira, em Rondônia, próximo ao rio Guaporé: portal pré-incaico que faz parte de uma cidade perdida, de um km2, completamente desconhecida (não consta de livros de história nem de mapas geográficos). Foi encontrada através de indicações de um indígena. "O portal era um centro cerimonial muito importante, onde provavelmente morava o cacique", diz o pesquisador (acreditamos que se refira ao pajé)".

"Os incas provavelmente vieram fugidos da invasão espanhola a Cusco. Aprofundarão as pesquisas científicas para obter mais dados desse importante achado".

Veja depoimento do cientista e imagem do portal neste vídeo:

Video YouTube

Video YouTube

Video YouTube

"Uma riqueza histórica que não pode ser destruída por obras na Amazônia. Um patrimônio da humanidade".


________________///_________________


"Essa muralha encontra-se no município de Costa Marques, nas proximidades do Real Forte Príncipe da Beira.
O cidadão, pesquisador, falou sobre pré-incaico? Sérgio, o rio Guaporé vem sendo ocupado desde o século XVIII por quilombolas e pelos portugueses/espanhóis. Assim como essa “Cidade de Pedra”, como está sendo conhecida, temos o Forte Príncipe da Beira e o Forte Bragança (antecessor do Príncipe da Beira, distante alguns quilômetros à jusante do Guaporé).
Sempre há um alarde sobre os Incas no Brasil. Respeito o ponto de vista de todos, ainda mais que na época não havia as atuais fronteiras políticas, mas, enquanto não identificarem uma cultura material realmente próxima à dos Incas, como metais e tecidos (por mais que estes entrem em decomposição) eu permaneço com a minha posição de que os Incas não estiveram em solo brasileiro. Bom, somos arqueólogos, acredito na materialidade !!! 
Outro fator: uma moradora de Costa Marques já havia nos falado sobre essas ruínas. Não tem nada de índio na história não. O local já é conhecido por alguns munícipes. Pelo o que se sabe, não consta em nenhum livro de história no Brasil, mas tem muito material sobre o Forte Príncipe da Beira em Portugal e na Espanha que deve ser investigado para saber se há ou não citação sobre essa “Cidade de Pedra”.
Inclusive, ouvi dizer que alguns pesquisadores estrangeiros coletaram material para fazer datação no exterior, sem consentimento do IPHAN. Peço ajuda, Sérgio, para alertar a todos que tais atos se enquadram como tráfico internacional de material arqueológico, sendo os infratores passíveis de todas as sanções legais da matéria. 
Antes das pessoas falarem sobre sítios Incas no Brasil, deveriam haver pesquisas científicas através das técnicas da arqueologia, visando comprovar ou refutar tais teorias, ao invés disso, as pessoas se embrenham no mato, fazem associações arquitetônicas e concluem por certo de que o Império Inca atingiu solo brasileiro.
Centro cerimonial? Cacique? Paititi? Embasado em que? Houve pesquisa arqueológica? Onde está a autorização para tal? 
Obrigado por avisar !!"

Texto de
Danilo Curado
Arqueólogo do
IPHAN de Rondônia


Destacado por: