6 de janeiro de 2012

FALAR É FACIL, MAIS FÁCIL AINDA É FALAR SEM SABER...


Legal isso! Chega o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, dizendo que a abertura no dique que causou inundação do Distrito de Três Vendas, a 16 km de Campos dos Goytacazes (RJ) foi proposital.

Desconhecimentos a parte, essas informações foram adquiridas depois de um encontro do Ministro com o desgovernador sérgio cabral que, se bobear, nem sabe pra que lado fica o norte fluminense.

O absurdo da declaração do Ministro Fernando Bezerra, é que a desobstrução do dique - que na verdade não é um dique, e sim uma rodovia (BR-356) que foi construída fechando, obviamente, o acesso natural da água que forma uma pequena área alagadiça - foi realizada para não permitir que a Cidade de Campos dos Goytacazes fosse inundada. Esse foi um dos maiores absurdo já dito, geograficamente falando...

Ao ser aberto propositalmente o dique, como alega o Ministro orientado pelo desgovernador, jamais teria a função de esvaziar o rio que ali passa. E aí entra a matemática de volumes cúbicos, ignorado pela sapiência (?) ministerial e desgovernamental.

Em outra ocasião em que essa região foi afetada, o DNIT reconstruiu este mesmo trecho da estrada já sem a infra-estrutura necessária para conter a correntezas desses rios e subestimou a natureza ao achar que isso jamais aconteceria um dia, pois não podemos aceitar que venham com argumentos de que foram pegos de surpresa, pois sabem que o ciclo de enchentes naquela região ocorre em períodos aproximados entre quatro ou cinco anos. Além do que, a engenharia tem que prever sinistros que possam ocorrer principalmente em terrenos ribeirinhos, alagadiços ou serranos.

Não quero levar o caso para o lado político da tragédia, mas essa acusação atinge em cheio a prefeitura de Campos, que na verdade, nada tem a ver com os fatos, mas sugestivamente serve como alfinetada por ser oposição em último grau ao desgoverno cabral.

Esse fato soma-se aos tantos que ocorrem nesse Estado em épocas de chuvas, onde se esquecem dos problemas assim que o sol aparece, abandonado a necessidade de estruturar os pontos que estejam sujeitos aos trágicos sinistros.

Por isso sempre digo: “Para assumir um cargo de responsabilidade, tem-se que ter conhecimento de causa, do contrário, contente-se em ser o subalterno”.

*** Se a carapuça servir, adianto um "bye - bye" ao Ministro e ao desgovernador...