O assunto está fora da mídia convencional, mas pode voltar a qualquer momento.
Olhem os números...
TREM-BALA CHINÊS
Construído
Distância = 1.956 km
Custo/ km construído = U$ 2.1 milhões;
Custo total da obra = U$ 4.1 bilhões
TREM-BALA BRASILEIRO
Não construído (valores estimados)
Distância = 400 km
Custo/km estimado = U$ 80 milhões
Custo total da obra = U$ 32 bilhões
COMPARANDO:
As obras do Trem-bala brasileiro terão 1/5 do trecho empreendido na China e custará 8 vezes mais.
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A minha opinião é que essa ferrovia de velocidade entre Rio e São Paulo não seja construída por hora.
A estrada de ferro que já existe poderá ser reutilizada para o transporte de passageiros, e pelo romantismo que transportou durante os anos que se passaram, deveria seguir na mesma lentidão que antes trafegava. Esse seria o fascínio maior de muitos turistas ou nostálgicos como eu.
Com muito menos dinheiro em relação ao estimado para esse novo empreendimento chamado "Trem-Bala", poderiam ser construídos, ampliados ou reaparelhados aeroportos no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília para só funcionarem com os serviços de pontes-aéreas, livrando os outros serviços e aeroportos dos congestionamentos atuais. Assim se gastaria menos e no futuro poderia envolver outras cidades nessa integração prática e muito mais barata, trazendo economia e praticidade em prol do progresso, sem ter que enriquecer ninguém por isso.
A impressão que tenho, é que de um tempo para cá, os valores deixaram de ser milhões e passaram a ostentar mais zeros à direita, alcançando facilmente a casa dos bilhões.
Mesmo com as supressões dos zeros entre Cruzeiro, Cruzado e Real, bem como a desvalorização do dólar americano diante da nossa moeda, os valores empregados em obras públicas jamais se apresentam humildemente com menos de 7 dígitos antes da "virgula, zero, zero".
Sem muito que planilhar, os preços aparecem estimados, fechados e mal calculados – sempre para cima e nunca se viu sobrar dinheiro em obras públicas - e os argumentos para os altos valores são infundados e não convencem, hoje temos recursos de sobra em mão-de-obra, matéria-prima, tecnologia e créditos em mercados internos e externos. Sendo assim, não há desculpas na aplicação de valores abusivos...
Esses são casos sérios e dignos de investigações apartidárias, apolíticas e com deveres cívico-morais, são problemas que complicam a vida do contribuinte e que crescem assustadoramente a cada fase da vida do país, seguindo na contramão do progresso e emporcalhando a nossa história.
E para que se acabe com essas farras bilionárias, de frente para as obras públicas, deveriam postar-se representantes legais do povo e não quadrilhas organizadas, como está se tornando comum.
Infelizmente...
Trem de alta velocidade chinês
Fonte: YouTube
Fonte: YouTube
Obs.: "Dois trens de alta velocidade chocaram-se na província oriental de Zhejiang, em 23 de julho de 2011, matando 40 pessoas..."
Acredito que ninguém quer imaginar um fato como esse acontecer aqui no Brasil, onde os descasos com manutenção e fiscalização na área de transportes são a rotina da casa...