13 de agosto de 2011

TREM-BALA BRASILEIRO - UM TIRO NO CONTRIBUINTE



O assunto está fora da mídia convencional, mas pode voltar a qualquer momento.

Olhem os números...

TREM-BALA CHINÊS
Construído
Distância = 1.956 km
Custo/ km construído = U$ 2.1 milhões;
Custo total da obra = U$ 4.1 bilhões

TREM-BALA BRASILEIRO
Não construído (valores estimados)
Distância = 400 km
Custo/km estimado = U$ 80 milhões
Custo total da obra = U$ 32 bilhões

COMPARANDO:
As obras do Trem-bala brasileiro terão 1/5 do trecho empreendido na China e custará 8 vezes mais.

__________________________________________________________

A minha opinião é que essa ferrovia de velocidade entre Rio e São Paulo não seja construída por hora.

A estrada de ferro que já existe poderá ser reutilizada para o transporte de passageiros, e pelo romantismo que transportou durante os anos que se passaram, deveria seguir na mesma lentidão que antes trafegava. Esse seria o fascínio maior de muitos turistas ou nostálgicos como eu.

Com muito menos dinheiro em relação ao estimado para esse novo empreendimento chamado "Trem-Bala", poderiam ser construídos, ampliados ou reaparelhados aeroportos no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília para só funcionarem com os serviços de pontes-aéreas, livrando os outros serviços e aeroportos dos congestionamentos atuais. Assim se gastaria menos e no futuro poderia envolver outras cidades nessa integração prática e muito mais barata, trazendo economia e praticidade em prol do progresso, sem ter que enriquecer ninguém por isso.

A impressão que tenho, é que de um tempo para cá, os valores deixaram de ser milhões e passaram a ostentar mais zeros à direita, alcançando facilmente a casa dos bilhões.
Mesmo com as supressões dos zeros entre Cruzeiro, Cruzado e Real, bem como a desvalorização do dólar americano diante da nossa moeda, os valores empregados em obras públicas jamais se apresentam humildemente com menos de 7 dígitos antes da "virgula, zero, zero".

Sem muito que planilhar, os preços aparecem estimados, fechados e mal calculados – sempre para cima e nunca se viu sobrar dinheiro em obras públicas -  e os argumentos para os altos valores são infundados e não convencem, hoje temos recursos de sobra em mão-de-obra, matéria-prima, tecnologia e créditos em mercados internos e externos. Sendo assim, não há desculpas na aplicação de valores abusivos...

Esses são casos sérios e dignos de investigações apartidárias, apolíticas e com deveres cívico-morais, são problemas que complicam a vida do contribuinte e que crescem assustadoramente a cada fase da vida do país, seguindo na contramão do progresso e emporcalhando a nossa história.

E para que se acabe com essas farras bilionárias, de frente para as obras públicas, deveriam postar-se representantes legais do povo e não quadrilhas organizadas, como está se tornando comum.

Infelizmente...


Trem de alta velocidade chinês
Fonte: YouTube

Obs.: "Dois trens de alta velocidade chocaram-se na província oriental de Zhejiang, em 23 de julho de 2011, matando 40 pessoas..."
Acredito que ninguém quer imaginar um fato como esse acontecer aqui no Brasil, onde os descasos com manutenção e fiscalização na área de transportes são a rotina da casa...





12 de agosto de 2011

TEATRO NA TV



Ontem ao ser chamado pela minha mãe (74 anos) para acompanhar a visita do desgovernador sérgio cabral (PMDB) a um programa de TV, me surpreendi quando percebi que a visita seria ao programa Cidinha Livre, que é apresentado pela Deputada Estadual Cidinha Campos (PDT-RJ), na TV Bandeirantes.
Pra quem não associou ainda, Cidinha Campos é aquela deputada que escarneceu outros deputados envolvidos com a distribuição de tíquetes de leite em troca de votos e se indignou com a intenção do pior deles querer ocupar um cargo no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE).
Bem, já sabemos que o PDT - sem identidade por ora - hoje não segue nem de longe os caminhos traçados por seu fundador, Leonel de Moura Brizola, se apresentando calado diante das mazelas do desgoverno do cabral, e por isso, de certa forma, acaba compactuando com todas essas irregularidades praticadas pela cúpula desse falho governo Estadual.
Também já sabemos que a Cidinha é amiga do desgovernador e que durante todo esse tempo, desde que estouraram acusações sobre ele, se conserva calada e o pouco que fala sobre o assunto, não o faz com o vigor que um dia vimos naquele vídeo do YouTube, na ocasião em que, literalmente, detonou alguns dos corruptos da Assembléia Legislativa do Estado.
Até aí, tudo bem que ela não ataque seu amigo e  o proteja de seus pesados comentários, mas convidá-lo para fazer uma apresentação cênica, aos moldes dos comediantes amadores que se apresentam em festas infantis, contando mentiras e iludindo os telespectadores. Ah! Isso me irritou bastante!
Foi uma apresentação formatada em perguntas - certamente filtradas - enviadas pelos que assistiam ao programa e com as respostas sempre enriquecidas por detalhes que frequentemente enfeitavam a ausência da verdade.
Dessa artimanha entendo bem, já vi muito disso pelos anos de vida que tenho. E entre tantas respostas enfeitadas e jogadas no "studio on air", uma eu peguei no ato: Ele disse que foi o responsável pelas modificações estruturais das delegacias no Rio de Janeiro, quando eu e mais um montão de gente sabe que quem tirou as celas das delegacias, informatizou, renovou e deu cara nova, dando o apelido de "Delegacia Legal", foi Anthony Garotinho em sua gestão como governador do Estado do Rio de Janeiro e não ele que já chegou com tudo pronto. Ele sabe disso, mas quis impressionar... Claro!
Que feio para o sérginho falar essas mentirinhas... E igualmente feio para a deputada Cidinha ao fazer caras e bocas de surpresa num misto de deboche diante de cada resposta de peso reflexivo, ou fazer perguntas ingênuas forçando atenção positiva sobre cada assunto que merecesse destaque particular e de aceitação individual.
Caramba! Vi essa aparição como sendo campanha eleitoral, fora de hora e oportunamente vantajosa para o candidato, levando-se em consideração que o telespectador daquele horário da tarde, em sua grande maioria, tem idade avançada e é culturalmente menos politizado.
Gosto da Cidinha Campos e por muitos anos ouvi seus programas através das ondas da Rádio Tupi (Rio), mas depois desse evento do pior estilo teatral, vou repensar minha fidelidade, pois enquanto esse amparo continuar - e parece ser duradouro - definitivamente, não mais dedicarei a ela o meu valioso voto. Pode acreditar...



10 de agosto de 2011

TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES - AINDA UM CRIME COM PENAS BRANDAS


Cerca de 300 pássaros silvestres foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (isso mesmo: trezentos), na noite desta segunda-feira (8), na Rodovia Régis Bitencourt, em Itapecerica da Serra, Região Metropolitana de São Paulo.

O interessante é que o responsável por esse tráfico já teria sido detido, há alguns meses atrás, por esse mesmo crime, no Rio Grande do Sul.

O Mané-safado foi autuado em flagrante por tráfico de animais silvestres e terá que pagar a pequenina multa de R$ 70.000,00 incompatível com a grandeza do crime cometido.

Nessa apreensão descobriu-se que havia pássaros raros nativos de outras regiões da América do Sul, e eu deduzo que o esquema seja bem grandinho para um simples traficante. Cabem investigações para apurar sobre essa possibilidade e talvez (quem sabe?) um interrogatório "mui amigável" com esse sujeito desclassificado como um ser vivo, e que merece muitos "papos retos" bem no pé do ouvido, para contar de boa fé, o que sabe a respeito dessas organizações crapulosas que ostentam os capturadores, os atravessadores e os consumidores finais.

A meu ver, todos são merecedores de tal título (criminoso) e de sansões das mais enérgicas perante esse tipo de crime, mesmo que, infelizmente, as leis ambientais do país Tupiniquim ainda sejam muito generosas com essas atividades desumanas.

Os pássaros apreendidos foram levados para a localidade de Juquitiba, na Grande São Paulo, onde receberão tratamento e posteriormente, devolvidos à natureza.

Caramba! Quando isso vai acabar de verdade? Será que os legisladores só tomarão providências em relação às urgentes modificações nas leis - ao nível dos escárnios desses grupos - quando tivermos que pendurar eletrolas estereofônicas nas árvores e jardins para substituírem os cantos dos pássaros?

Francamente...

7 de agosto de 2011

CÃO É ARRASTADO POR 400 METROS EM BOTUCATU (SP)



Um imbecil, digo, um sujeito sem conotação "menos pior" prendeu o seu cão no engate do carro para que ele não fugisse, quando precisou sair esqueceu do que havia feito e partiu com o carro arrastando o podre animal por 400 metros pelas ruas da cidade de Botucatu (SP).

Imagino o trauma psicológico que causou ao indefeso animal, bem como o duplo desespero pelo qual passou: um dos desesperos ficou por conta de ter sido adotado por um irracional despreparado, o outro por ter sido arrastado sem ao menos ser lembrado pelo único neurônio que "aquele coisa" provavelmente tinha funcionando.

Provido de muita sorte, a vítima foi salva da luta contra uma terrível morte por Guardas Municipais ao perceberem e avisarem ao criminoso que havia um cão preso na traseira do seu carro. Na sequência da sorte, aquele singelo neurônio não resistiu ao trabalho e identificou rapidamente qual era o pedal a ser pressionado para que o carro parasse.

Reprodução: TV TEM

Segundo o site TV TEM, o cãozinho foi levado ao Hospital Veterinário da UNESP e, depois de medicado, passa bem. Felizmente só teve ferimentos nas patas.

Quanto ao idiota, esse vai responder por crime de "maus tratos", quando merecia também ser atado a uma coleira adornada de uma reluzente corrente com uma das pontas cravada no fundo de uma jaula, e lá passar por algum tempo para aprender a raciocinar como um ser responsável de fato, mesmo que a níveis pessoais baixos.

Maus tratos e covardia contra animais indefesos para mim não tem diferenças e deve ser tratada de forma mais enérgica, com muito mais rigor, a fim que se passe a respeitar a vida alheia com mais afinco...

Penso, logo Falo que: 
  • Independente de quem seja o personagem causador da agressão ao cão, não merece o meu menor respeito pelo fato de ter sido, naquele momento, um criminoso inconseqüente, imprudente, leviano e irresponsável, por isso me utilizei de apelidos para classificá-lo ao nível de sua grosseira atitude.
  • De outra forma, posso sugerir que eu tenha traduzido o que seriam as palavras do pobre cão no momento mais intenso de suas dores.