12 de agosto de 2011

TEATRO NA TV



Ontem ao ser chamado pela minha mãe (74 anos) para acompanhar a visita do desgovernador sérgio cabral (PMDB) a um programa de TV, me surpreendi quando percebi que a visita seria ao programa Cidinha Livre, que é apresentado pela Deputada Estadual Cidinha Campos (PDT-RJ), na TV Bandeirantes.
Pra quem não associou ainda, Cidinha Campos é aquela deputada que escarneceu outros deputados envolvidos com a distribuição de tíquetes de leite em troca de votos e se indignou com a intenção do pior deles querer ocupar um cargo no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE).
Bem, já sabemos que o PDT - sem identidade por ora - hoje não segue nem de longe os caminhos traçados por seu fundador, Leonel de Moura Brizola, se apresentando calado diante das mazelas do desgoverno do cabral, e por isso, de certa forma, acaba compactuando com todas essas irregularidades praticadas pela cúpula desse falho governo Estadual.
Também já sabemos que a Cidinha é amiga do desgovernador e que durante todo esse tempo, desde que estouraram acusações sobre ele, se conserva calada e o pouco que fala sobre o assunto, não o faz com o vigor que um dia vimos naquele vídeo do YouTube, na ocasião em que, literalmente, detonou alguns dos corruptos da Assembléia Legislativa do Estado.
Até aí, tudo bem que ela não ataque seu amigo e  o proteja de seus pesados comentários, mas convidá-lo para fazer uma apresentação cênica, aos moldes dos comediantes amadores que se apresentam em festas infantis, contando mentiras e iludindo os telespectadores. Ah! Isso me irritou bastante!
Foi uma apresentação formatada em perguntas - certamente filtradas - enviadas pelos que assistiam ao programa e com as respostas sempre enriquecidas por detalhes que frequentemente enfeitavam a ausência da verdade.
Dessa artimanha entendo bem, já vi muito disso pelos anos de vida que tenho. E entre tantas respostas enfeitadas e jogadas no "studio on air", uma eu peguei no ato: Ele disse que foi o responsável pelas modificações estruturais das delegacias no Rio de Janeiro, quando eu e mais um montão de gente sabe que quem tirou as celas das delegacias, informatizou, renovou e deu cara nova, dando o apelido de "Delegacia Legal", foi Anthony Garotinho em sua gestão como governador do Estado do Rio de Janeiro e não ele que já chegou com tudo pronto. Ele sabe disso, mas quis impressionar... Claro!
Que feio para o sérginho falar essas mentirinhas... E igualmente feio para a deputada Cidinha ao fazer caras e bocas de surpresa num misto de deboche diante de cada resposta de peso reflexivo, ou fazer perguntas ingênuas forçando atenção positiva sobre cada assunto que merecesse destaque particular e de aceitação individual.
Caramba! Vi essa aparição como sendo campanha eleitoral, fora de hora e oportunamente vantajosa para o candidato, levando-se em consideração que o telespectador daquele horário da tarde, em sua grande maioria, tem idade avançada e é culturalmente menos politizado.
Gosto da Cidinha Campos e por muitos anos ouvi seus programas através das ondas da Rádio Tupi (Rio), mas depois desse evento do pior estilo teatral, vou repensar minha fidelidade, pois enquanto esse amparo continuar - e parece ser duradouro - definitivamente, não mais dedicarei a ela o meu valioso voto. Pode acreditar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário