13 de agosto de 2011

TREM-BALA BRASILEIRO - UM TIRO NO CONTRIBUINTE



O assunto está fora da mídia convencional, mas pode voltar a qualquer momento.

Olhem os números...

TREM-BALA CHINÊS
Construído
Distância = 1.956 km
Custo/ km construído = U$ 2.1 milhões;
Custo total da obra = U$ 4.1 bilhões

TREM-BALA BRASILEIRO
Não construído (valores estimados)
Distância = 400 km
Custo/km estimado = U$ 80 milhões
Custo total da obra = U$ 32 bilhões

COMPARANDO:
As obras do Trem-bala brasileiro terão 1/5 do trecho empreendido na China e custará 8 vezes mais.

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A minha opinião é que essa ferrovia de velocidade entre Rio e São Paulo não seja construída por hora.

A estrada de ferro que já existe poderá ser reutilizada para o transporte de passageiros, e pelo romantismo que transportou durante os anos que se passaram, deveria seguir na mesma lentidão que antes trafegava. Esse seria o fascínio maior de muitos turistas ou nostálgicos como eu.

Com muito menos dinheiro em relação ao estimado para esse novo empreendimento chamado "Trem-Bala", poderiam ser construídos, ampliados ou reaparelhados aeroportos no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília para só funcionarem com os serviços de pontes-aéreas, livrando os outros serviços e aeroportos dos congestionamentos atuais. Assim se gastaria menos e no futuro poderia envolver outras cidades nessa integração prática e muito mais barata, trazendo economia e praticidade em prol do progresso, sem ter que enriquecer ninguém por isso.

A impressão que tenho, é que de um tempo para cá, os valores deixaram de ser milhões e passaram a ostentar mais zeros à direita, alcançando facilmente a casa dos bilhões.
Mesmo com as supressões dos zeros entre Cruzeiro, Cruzado e Real, bem como a desvalorização do dólar americano diante da nossa moeda, os valores empregados em obras públicas jamais se apresentam humildemente com menos de 7 dígitos antes da "virgula, zero, zero".

Sem muito que planilhar, os preços aparecem estimados, fechados e mal calculados – sempre para cima e nunca se viu sobrar dinheiro em obras públicas -  e os argumentos para os altos valores são infundados e não convencem, hoje temos recursos de sobra em mão-de-obra, matéria-prima, tecnologia e créditos em mercados internos e externos. Sendo assim, não há desculpas na aplicação de valores abusivos...

Esses são casos sérios e dignos de investigações apartidárias, apolíticas e com deveres cívico-morais, são problemas que complicam a vida do contribuinte e que crescem assustadoramente a cada fase da vida do país, seguindo na contramão do progresso e emporcalhando a nossa história.

E para que se acabe com essas farras bilionárias, de frente para as obras públicas, deveriam postar-se representantes legais do povo e não quadrilhas organizadas, como está se tornando comum.

Infelizmente...


Trem de alta velocidade chinês
Fonte: YouTube

Obs.: "Dois trens de alta velocidade chocaram-se na província oriental de Zhejiang, em 23 de julho de 2011, matando 40 pessoas..."
Acredito que ninguém quer imaginar um fato como esse acontecer aqui no Brasil, onde os descasos com manutenção e fiscalização na área de transportes são a rotina da casa...





2 comentários:

  1. Alexandre,
    Gostei da matéria, você colocou o dedo na ferida, nossas instituições só veem o lado daqueles que sempre se locupletam com obras públicas, a ninguém interessa esse trem bala a não ser a eles. Outra obra que não trará benefício algum à população é a transposição do rio são Francisco, será um elefante branco que enriquecerá certos coronéis nordestinos e o povão daquela região continuará dependendo carros pipas para fornecimento de água. Quem viver verá. Abraços, JAIR.

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  2. Jair,
    Então temos razão... Esse tal TAV só servirá aos que poderão pagar pelo acesso, como acontecia ao extinto Trem de Prata (Rio - São Paulo), que acabou por falta de passageiros, pois ao invés de viajar uma noite inteira, quem podia pagar pela equivalência nos preços, trocava esse meio de transporte por aviões, muito mais rápidos para o mundo dos negócios.
    Lembro que não sou contra transportes sobre vias férreas, acho até que são muito mais seguros e transportam muito mais pessoas, além de serem muito mais agradáveis e com um romantismo sem comparações, por isso defendo que sejam reativadas linhas de passageiros nesse e em outros eixos e com paradas nas principais cidades.
    Há uma força política para que o Brasil se encaixe nos patamares internacionais no que se refere a transportes e tecnologias, porém o básico para se chegar lá com soberania, é desprezado conscientemente, e dentre vários posso citar: Educação, saúde e respeito com a coisa pública. Fora isso, não se chegará a nenhum lugar que se assemelhe ao primeiro mundo, e eu, terei que repetir para minhas netas o que ouvia quando criança - há meio século - sobre nosso país. Diziam: “O Brasil é um país em desenvolvimento”. E de lá pra cá, nada mudou, só acompanhou-se o crescimento mundial, como todos os outros países da mesma categoria.
    Gostei da sua lembrança com relação ao Rio São Francisco, pois tem razão quando a dependência daquele povo, que continuarão excluídos desse benefício.
    Pesquisarei mais sobre o assunto e talvez poste alguma coisa a respeito.
    Escrevo baseado em fatos reais e dou minha opinião com uma pitadinha de rebeldia, embora minha vontade seja de usar uma linguagem mais apropriada aos casos que me chamam a atenção, seria agressivo demais se ousasse utilizar os termos que me vêem a cabeça e querem escapulir pelo teclado...
    Meu amigo Jair valeu pelos comentários, pois eles são como mediadores do que a gente expõe na net.
    Grandes abraços para a família.

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