20 de setembro de 2011

IMAGENS DO BONDE DE SANTA TERESA MINUTOS DEPOIS DO ACIDENTE



Alguém com o nome de Kalisana, que fazia turismo no Rio filmou e quando chegou em seu país, colocou na internet o vídeo contendo imagens inéditas registrando os primeiros minutos após o acidente com o Bonde de Santa Teresa.

Primeiramente se escuta gritos e falatórios, pois a pessoa ligou a câmera e só depois retirou a proteção da lente.

Os primeiros socorros aconteceram por conta dos moradores locais e logo depois chegaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

As imagens são fortes e nos dá um sentimento muito grande de revolta pelo ocorrido, principalmente pelo que se descobriu depois, pois o acidente foi um fato que já se anunciava há algum tempo e o Estado, através de seu Desgovernador sérgio cabral e do seu Secretário de Transporte, júlio lopes, ignorou os apelos que tanto se fizeram com relação à precária manutenção – jamais preventiva – daquele tipo de transporte urbano, um dos ícones tradicionais e de referência turística da Cidade do Rio de Janeiro.

Antes, nada se fez quando um turista francês se desequilibrou e caiu do Arcos da Lapa, morrendo após a queda de 30 metros, manchando o cenário daquele tradicional bairro carioca.

Não foi por falta de avisos... A Associação de Moradores daquele bairro já havia reclamado por várias vezes, depois os Vereadores da Cidade também o fizeram por meio de comissões, porém bem antes ainda, o motorneiro, morto nesse último acidente e considerado HERÓI pelo fato de ter gritado às pessoas que pulassem enquanto houvesse tempo e de ter ficado no Bonde até que ele tombasse, também já havia dado entrevista comentando sobre problemas pela falta de manutenção com os Bondes.

Nas imagens também podemos ver e entender o ato do policial em um momento de nervosismo, embora isso, por si só, não justifica a agressão verbal e física que ele praticou contra as pessoas que também estavam atônitas com aquele trágico fato.

Quanto à pessoa que filmava - embora tenha sido criticada por estar filmando uma tragédia - ela só fez registrar as imagens que talvez só ficassem nas memórias dos que estavam lá, assistiram ou sofreram tudo aquilo, pois temos a fama de termos memórias fracas, contudo, mostrou ao mundo o sabor de sangue que a corrupção, os descasos, os favorecimentos levianos e o relaxamento com a causa pública partindo do nosso desgoverno Estadual, que se lava com o sarcasmo ferino que a sua impunidade nos enfia goela a baixo.

Considerei que essas imagens trazem conteúdo muito forte aos olhos de pessoas sensíveis, portanto só assistam se tiverem certeza de que estão em condições para ir em frente.


Cenas Fortes

Meu desejo é que se faça justiça o mais rápido possível e que os responsáveis não durmam uma noite sem antes lembrar de que foram os principais culpados pelos ferimentos e mortes de várias pessoas nesse acidente anunciado.

Os nomes próprios que foram escritos propositalmente em letras minúsculas, pertencem a pessoas que não são dignas de carregarem letras maiúsculas em seus nomes.


2 comentários:

  1. Alexandre,
    Você faz com admirável clareza uma exposição indignada de quanto somos vítimas dos desgovernos daqueles que elegemos. Parabéns pela postagem e continue pondo a "boca no trombone" pois só assim algum seremos ouvidos. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Bom, vou me poupar de comentários acerca da tragédia.

    Fora toda a tragédia, o que me chamou atenção foi o puliça que aparece tratando os populares de maneira truculenta, pedindo que a senhora que gravava o vídeo, respeitasse pois ali teriam pessoas mortas. Chega a ser cômico um PM pedindo respeito ao próximo, ainda que esse próximo esteja morto, afinal, o que eles mesmos matam por ai... Mas fiquei pensando, se esse mesmo PM tivesse coragem (ainda que errado) de tratar uma emissora que tivesse filmando, da mesma maneira, ah, seria um sonho...

    ResponderExcluir