22 de maio de 2011

COVARDIA COM MAIS UM TAXISTA NO RIO


Há dias atrás, dois taxistas foram mortos nos arredores da favela de Manguinhos e ontem, dia 21 de maio, por volta das 22 horas, um taxista foi atacado e seu carro incendiado no viaduto de Benfica. O motorista ficou bastante queimado e o seu estado é grave.
Pra quem não conhece, esse viaduto sobre a linha férrea é parte integrante da Avenida Dom Hélder Câmara (antiga Avenida Suburbana) e desemboca entre as favelas de Manguinho e Jacaré, a exatos 806 metros da Cracolãndia oficializada no bairro de Vieira Fazenda. O lugar é extremamente perigoso para os cidadãos de bem, pois ali naquele trecho, bandidos atravessam a avenida armados deslocando-se entre as duas favelas.
Não demora acontecerá o inevitável, ou seja, ocorrerá um mega arrastão na descida desse viaduto por causa da retenção do trânsito ocasionado pela incoerente sabedoria dos técnicos da CET-RIO, que ao invés de facilitar a vida do caótico trânsito da cidade, só faz prejudicar e muito. A tudo isso pode-se associar as facilidades que o ambiente propicia pela iluminação precária e acúmulo de água formando grandes bolsões quando chove.
Acontece que esse viaduto tem pistas largas e no final dele, em direção a zona norte, há um afunilamento estrangulador da pista em curva, e após 130 metros há um sinal para facilitar a travessia de pedestres e o acesso de carros dos novos moradores de um condomínio recém construído pelo PAC, uns 60 metros adiante, a técnica especializada desse órgão (CET-RIO) instalou um ponto de ônibus (em frente ao portão de uma escola), e como não bastasse, mais uns 150 metros, existe um sinal na esquina com a Rua Viúva Cláudio. Calma! Ainda não acabou... Depois de 30 metros da esquina outro sinal, mais 90 metros outro ponto de ônibus, depois mais 70 metros outro sinalzinho e por fim, o grande sinal da Cracolândia junto a outro ponto de ônibus, onde se pode ver uma variedade enorme de Vans e Kombis clandestinas paradas sem critérios e no meio da pista, além de dezenas de crianças e jovens fumando seus cachimbinhos, pedindo esmolas aos motoristas ou atravessando a avenida drogados e sem nenhuma noção de que ali passam muitos carros.
Acredito que para acontecerem assaltos cadenciados aos motoristas engarrafados ou algo desse tipo é só uma questão de curto tempo.
No local não tem policiamento (policiais só de passagem e muito rápido), pois são alvos fáceis. A iluminação local é do tipo “luz de velas” (dá até pra rolar um romance dentro do carro com a namorada nas condições oferecidas: pouca luz e trânsito parado). Competência da CET-RIO para re-alinhar as pistas a fim de evitar o brusco afunilamento, nenhuma. Sensibilidade para prever a retenção desnecessária do trânsito e promover mudanças diminuindo a quantidade de sinais e locando os pontos corretamente, a mesma CET-RIO também não tem...
Quem passa por lá todos os dias, como eu, está entregue aos caprichos da bandidagem de Manguinhos/Jacaré e ao desmazelo e incompetência das autoridades aos quais é atribuído cuidar da boa fluidez e da segurança da população, que passiva, vive exprimida entre o pavor e o medo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário