13 de março de 2011

Rir ou Chorar de Rir, Qual Prefere?


Recebi um e-mail contendo um vídeo apresentando uma entrevista do Programa do Jô e como convidado um arquiteto, poeta, humorista e escritor, e como tal, um excelente contador de histórias.



Prontamente repassei esse e-mail para um grande amigo de Fortaleza, o único no mundo com o nome de batismo Ridenor - como costuma ressaltar em suas apresentações - e ele, depois de pesquisar, encontrou a website do protagonista do vídeo, enviando-me imediatamente o link para que eu pudesse conhecer melhor o trabalho do humorista em questão - Valeu, Ridenor!!!

Refiro-me então do excelente comediante Jessier Quirino que, com muita comicidade, seja no palco ou em seus livros, conta as histórias do povo matuto nordestino, dos personagens folclóricos e dos vaquejadores do sertão.




Ele nasceu em Campina Grande (Paraíba) e depois se mudou para Itabaiana, cidade do interior do mesmo Estado, onde vive até hoje em meio às suas fontes de informações. E lá, junto ao povo interiorano e das histórias por eles contadas, acaba por enriquecer ainda mais seu repertório transformando cada conto em farto material para ilustrar sua capacidade de fazer humor e isso, sem a menor dúvida, é muito bom pra quem admira esse tipo de trabalho com qualidade – como eu...

Aliás, o Nordeste tem muito disso: Histórias ricas em argumentos e detalhes de fatos reais ou folclóricos de cada cantinho do sertão e muitos, mas muitos contadores que enfatizam essas histórias tristes ou não, com a peculiaridade que só eles têm para injetar o humor popular com maciça aceitação no âmbito nacional e - em alguns casos - até internacional.

Jessier Quirino não fez nenhum curso literário, mas cria , adapta e enriquece cada conto ao seu jeito, com direito a criação de palavras e expressões retiradas principalmente do cotidiano da nordestinidade.

Vejam o link para a website de Jessier Quirino: http://www.jessierquirino.com.br/

Adorei! Muito bom mesmo...




2 comentários:

  1. Valeu, Taissum!
    Você e sua criatividade.
    Show!

    Ridenor Araújo
    Fortaleza - CE

    ResponderExcluir
  2. Valeu sim, o seu trabalho em pesquisar e descobrir a website do Jessier Aquino, o que me ajudou bastante para expor minha admiração pelo trabalho dele.
    Valeu, Ri!

    ResponderExcluir