6 de fevereiro de 2012

ENCONTRADA CIDADE INCA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA


Esses textos foram elaborados por duas pessoas interessadas em manter viva a hitória mundial e que, por princípios educacionais, morais e de sabedoria plena, lutam em defesa da fauna, da flora e da vida dos indígenas, bem como outras etinias e suas origens por onde quer que eles ainda resistam.

Espero que leiam e reflitam para atentarem pelo que os governantes e sociedades abastadas destroem em nome de um falso progresso que mais tem a ver com o crescimento próprio e de grupos aliados. 


________________///_________________



"Importante descoberta arqueológica na Amazônia brasileira, em Rondônia, próximo ao rio Guaporé: portal pré-incaico que faz parte de uma cidade perdida, de um km2, completamente desconhecida (não consta de livros de história nem de mapas geográficos). Foi encontrada através de indicações de um indígena. "O portal era um centro cerimonial muito importante, onde provavelmente morava o cacique", diz o pesquisador (acreditamos que se refira ao pajé)".

"Os incas provavelmente vieram fugidos da invasão espanhola a Cusco. Aprofundarão as pesquisas científicas para obter mais dados desse importante achado".

Veja depoimento do cientista e imagem do portal neste vídeo:

Video YouTube

Video YouTube

Video YouTube

"Uma riqueza histórica que não pode ser destruída por obras na Amazônia. Um patrimônio da humanidade".


________________///_________________


"Essa muralha encontra-se no município de Costa Marques, nas proximidades do Real Forte Príncipe da Beira.
O cidadão, pesquisador, falou sobre pré-incaico? Sérgio, o rio Guaporé vem sendo ocupado desde o século XVIII por quilombolas e pelos portugueses/espanhóis. Assim como essa “Cidade de Pedra”, como está sendo conhecida, temos o Forte Príncipe da Beira e o Forte Bragança (antecessor do Príncipe da Beira, distante alguns quilômetros à jusante do Guaporé).
Sempre há um alarde sobre os Incas no Brasil. Respeito o ponto de vista de todos, ainda mais que na época não havia as atuais fronteiras políticas, mas, enquanto não identificarem uma cultura material realmente próxima à dos Incas, como metais e tecidos (por mais que estes entrem em decomposição) eu permaneço com a minha posição de que os Incas não estiveram em solo brasileiro. Bom, somos arqueólogos, acredito na materialidade !!! 
Outro fator: uma moradora de Costa Marques já havia nos falado sobre essas ruínas. Não tem nada de índio na história não. O local já é conhecido por alguns munícipes. Pelo o que se sabe, não consta em nenhum livro de história no Brasil, mas tem muito material sobre o Forte Príncipe da Beira em Portugal e na Espanha que deve ser investigado para saber se há ou não citação sobre essa “Cidade de Pedra”.
Inclusive, ouvi dizer que alguns pesquisadores estrangeiros coletaram material para fazer datação no exterior, sem consentimento do IPHAN. Peço ajuda, Sérgio, para alertar a todos que tais atos se enquadram como tráfico internacional de material arqueológico, sendo os infratores passíveis de todas as sanções legais da matéria. 
Antes das pessoas falarem sobre sítios Incas no Brasil, deveriam haver pesquisas científicas através das técnicas da arqueologia, visando comprovar ou refutar tais teorias, ao invés disso, as pessoas se embrenham no mato, fazem associações arquitetônicas e concluem por certo de que o Império Inca atingiu solo brasileiro.
Centro cerimonial? Cacique? Paititi? Embasado em que? Houve pesquisa arqueológica? Onde está a autorização para tal? 
Obrigado por avisar !!"

Texto de
Danilo Curado
Arqueólogo do
IPHAN de Rondônia


Destacado por:




7 comentários:

  1. Voce escribe: Pelo o que se sabe, não consta em nenhum livro de história no Brasil...

    ...es verdade.....

    Yuri Leveratto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao, Yuri!

      Embora não haja nenhuma evidência mais concreta de que esse sítio tenha pertencido a integrantes da civilização Inca fugidos da covardia espanhola na época da colonização, acredito que, de certa forma, isso possa ter acontecido realmente. A mata seria um excelente lugar para o refúgio de algumas comunidades perseguidas pela ganância dos reinos europeus.

      Você acertou quando disse que os portugueses e espanhóis não seriam capazes de erguerem construções “lontano dal fiume”, que eram na época, os únicos meios de acesso aos lugares ermos.

      Na publicação da matéria me utilizei tanto de um texto comentado por um integrante de um órgão oficial que não acredita nessa hipótese, quanto da sua parte, que mostra em vídeos o que de fato existe no local e a evidência no layout compatível com as construções de Cuzco.

      Em minha opinião, a possibilidade de integrantes da civilização Inca ter procurado abrigo em matas distantes dos conflitos é forte e real, pois a distância de pouco mais de 1000 km e a interligação dos rios na região, faz com que essa hipótese não seja tão remota.

      Segundo o Blog Eldorado Paititi, pertencente ao Sr. Joaquim Cunha da Silva, há evidências de que houve essa imigração Inca para terras brasileiras (http://eldorado-paititi.blogspot.com/).



      Grazie per commentare

      Felicità e benessere!

      Alexandre Taissum

      Excluir
  2. Olá, Alexandre, Yuri e demais participantes do Blog "Pensar e Falar..." Eu acho pertinente que toda discussão acerca dos mais variados temas sejam aprofundados através de estudos e pesquisas que posteriormente levarão ou não à comprovação científica. Penso que isso deve acontecer na Arqueologia também, mas necessito visão mais abrangente. Aos poucos outros se juntarão para contribuir nesse tema que é muito interessante.
    Acho importante que aconteçam controvérsias, debates e demais opiniões para que traga à postagem ricos conhecimentos.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Sonia!

      É uma situação nova pra gente e só mesmo através de pesquisas mais aprofundadas sobre o material, a forma em que foi construída e sobre outras evidências ainda ocultas é que poderemos ter certeza.

      A meu ver, tudo indica que seja uma civilização diferente dos índios e dos colonizadores pela forma em que foi arquitetada e destacada em relação aos lugares onde poderiam ter acessos mais favoráveis de entrada e saída da região (os rios, por exemplo).

      Pelo que li e vi nos mapas de outro blog, esse grupo em questão se situou próximo de uma área alagadiça, porém o Yuri afirma que seja longe dos rios.

      Espero que desvendem logo esse mistério e torço para que tenha sido mesmo um grupo remanescente dos Incas de Cuzco, pois assim, àquela civilização pode ter tido a chance de não ter sido dizimada por completo após a brutal invasão espanhola.
      Da mesma forma que esse provável grupo escapou da matança, caso seja essa a verdade, outros grupos também podem ter escapado e (quem sabe?), se juntado aos nossos índios...

      É bobagem o que eu estou falando ou uma possibilidade ainda não avaliada? Lembro que a etnia é a mesma e os costumes, adaptáveis.

      Sonia, obrigado por fazer esse comentário estimulador aos debates.

      Volte sempre, por favor...

      Excluir
  3. Otro tema de debate relacionado con la llegada dos Incas o pre-Incas a la Amazonia:

    http://www.yurileveratto.com/articolo.php?Id=259

    por el momento en espanhol mais en pocos dias voce podrà leerlo en idioma portugues aqui:

    http://www.yurileveratto.com/po/index.php

    Muito obrigado amigos
    YURI LEVERATTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuri Leveratto, muitas coisas já foram descobertas depois que se achava não ter mais o que descobrir sobre a humanidade. A ciência cresce e os recursos aumentam dia após dia, portanto, essa hipótese de que tenha havido integrantes da civilização Inca em terras brasileiras não é tão remota como se pensa e, com mais aprofundamento nos estudos, essa possibilidade poderá deixar de ser apenas hipótese.
      Como eu disse antes, as ruínas que você apresentou em vídeos me pareceram ser produzidas pela cultura Inca, pois podemos perceber grandes semelhanças com as ruínas de Machu Pichu, que apresentam sítios cercados com muros de pedras e aritmeticamente implantados e organizados entre si. Um item que pode ser facilmente observado é a estrutura da porta, pois a formação e disposição da vigota (estrutura horizontal disposta sobre o vão da porta) são semelhantes em ambas as ruínas.
      Aquela edificação jamais poderia ter sido construída pelos colonizadores, já que não há motivos que justifiquem a fortaleza arquitetada e o seu extremo isolamento. A menos que quisessem se esconder, como foi o caso dos refugiados da civilização Inca.
      Obrigado pelo comentário, Yuri.

      Excluir
    2. penso que tudo que sabemos de história de rondonia parece que limita se apenas a estrada de ferro madeira mamoré.mas eu tenho acompanhado e pesquisado e investigado tudo isso. e tudo que posso falar a vcs é que existe sim essa estrutura de pedra com todas as divisórias,encontramos locais como de altares dentro dessa estrutura,e seguindo uma baia encontramos petroglifos e tudo com desenhos incas ou similares é tudo parecido.material encontrado dentro da estrutura apontam p isso . convido vcs a virem e notarem isso.afinal os incas não povoaram a amazonia?ja que estamos aqui tão perto do perú fronteira aqui com a bolivia.venham conhecer vejam ,as histórias que os outros contam é só uma história .não é porque não esta nos registros que não exista.

      Excluir