17 de junho de 2011

MAUS TRATOS A UM CAVALO EM PLENA VIA PÚBLICA DE BRASÍLIA



Olhem só a irresponsabilidade, a crueldade, a covardia desse boçal, canalha, inescrupuloso que nas menores das hipóteses, deveria estar bêbado ou drogado.

Isso aconteceu em Brasília, bem pertinho dos legisladores da República Tupiniquim, mas que infelizmente também acontecem em todo o país. Eu mesmo já vi um animal ser transportado nessas condições aqui mesmo no interior do Rio de janeiro.

Agora fica a pergunta: Onde ficava a Polícia Rodoviária Federal para coibir tal crime? Crime sim, isso é mau trato e é passivo de cadeia, conforme o decreto nº 24.645 de 10 de julho de 1934, que é antigo, mas ainda válido (http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=39567).

São inaceitáveis as cosias que a gente vê pelas estradas do Brasil e que há ausência quase que completa das autoridades. São cavalos e bois vagando, bêbados dirigindo, carros em precários estados de conservação e sem iluminação completa, caminhões com cargas corridas, motoristas sem as menores noções para dirigir em rodovias e fazendo as maiores barberagens que possam conseguir, sem contar com o abandono dos órgãos responsáveis que ignoram as precariedades ou ausência de placas e faixas, inclusive parecem cultuar buracos para terem o que comemorar a cada aniversário do dito cujo...

Segue o link para o vídeo com a reportagem do JN:

Em sã consciência: O que merece esse traste além de cadeia? Em minha opinião, merece muitos, mas muitos tapas nas orelhas...

Desculpem-me, mas fico completamente transtornado quando me deparo com alguma covardia sobre os animais, por mínima que seja...

Aqui no Município do Rio tem leis específicas em defesa dos animais, criadas na ocasião pelo então vereador Cláudio Cavalcanti (http://www.claudiocavalcanti.com/leis_defesa_animais.html). Infelizmente poucas são aplicadas aos infratores e poucas chegaram ao conhecimento básico pela população para que fiscalize e denuncie, além de não haver interesse das autoridades em fazer valer a lei, não sei por que, mas essa falta de interesse é muito comum.




SÓ PRA LEMBRAR... EMBORA MUITAS VEZES NÃO SEJA RESPEITADA.


Liberdade de Expressão - Constituição de 05.10.1988

 

Art. 5º - Todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

...

Art. 220º - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística."


16 de junho de 2011

A HISTÓRIA É NOSSA, OS SEGREDINHOS SÃO DELES...


Dois senadores da República estão na liderança em favor do sigilo e negando ao povo brasileiro o acesso às VERDADEIRAS HISTÓRIAS DO BRASIL.

Os documentos que registram relatos sobre vários processos considerados sigilosos estariam sendo trazidos ao conhecimento público em um período de 25 anos para trás, mas os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL) estão impondo resistências alegando trazer problemas com os países vizinhos, no que se referem às divisas territoriais...


Bem, ambos foram presidentes da República com históricos vergonhosos e truculentos, cheios de escândalos abafados em sua maioria, além do que, são bem antiguinhos na política e descendentes de famílias tradicionais e influentes, e que por isso, levaram muuuuuiitas vantagens com os governos do antigamente... Perceberam, né? As historias de Sarney já estariam prontinhas pra serem reveladas, e a do seu coleguinha, no camarim aguardando o prazo de entrar em cena. Me referi só aos segredinhos pessoais deles, não me referi aos das famílias desses nobres de sangue azul, pois essas também já estariam compartilhando do conhecimento do grande público desde o início da liberação dos documentos, nas estantes dos "brasileiros e brasileiras", ou "meus amigos e minhas amigas", ou ainda, "minha gente"... 

Esses dois magníficos senadores defendem o eterno sigilo para os documentos “ultra-secretos”, pois comprometem profundamente... Mas a quem? Diga-me quem for capaz... A preservação da passividade dos povos vizinhos? Sai dessa! Eles não se preocupam nem com o povo dos seus Estados. Acham que por acaso vão se preocupar com insatisfações do povo da Bolívia ou do Peru, do Paraguai ou do Uruguai? Essa não cola, mermão!

Já pensaram se esses documentos “ultra-secretos” chegassem ao conhecimento do povão? Ah, mas deixa estar que eles já pensaram por vocês... E onde eles colocariam suas caras após reveladoras e comprometedoras historinhas de favorecimentos, de ilegalidades sociais e de atitudes nocivas? Certamente não teriam lugares confortáveis que coubessem suas caras após serem desmascaradas.

Com a abertura desses arquivos, também poderiam ser reveladas, ao bem dos entendimentos, negociatas de calão impróprio para os padrões aceitáveis pela democracia plena (a verdadeira democracia, não a nossa que é mediana e falsa...).

Sabemos que os segredinhos sobre as histórias do Brasil vem desde o nosso descobrimento e esses dois "empata-progressos" - Sarney e Collor -  querem manter essa tradição secular para, oportunamente, preservarem a suas histórias também.

Vamos esperar para ver até onde vai a escala de comprometimento dos parlamentares e do governo brasileiro com o público eleitor. Por enquanto são dois contra uma nação inteira.



15 de junho de 2011

CORREÇÃO DO USO DA LINGUA PORTUGUESA



1ª ORIENTAÇÃO

A presidenta foi estudanta?

Uma belíssima aula de português.
Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente o sexo que tenha.

Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como umaadolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta”.
“Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capelaardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".




2ª ORIENTAÇÃO

Presidente ou Presidenta?

Outra belíssima aula de português.
Hélio Consolaro - professor do Ensino Médio e jornalista.

O Dicionário Aurélio ensina que o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume.

Sobre o assunto o Prof. Hélio Consolaro explica:
A predominância do masculino na língua reflete o machismo.  Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor.

Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras. Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.
Por que isso não acontece na hierarquia da Polícia Militar? Na entrevista desta Folha, edição de 1.º/6, Katia Damasceno Sabino foi tratada por soldado, nada de soldada.
Nenhum dicionário registra o feminino “soldada” e tampouco “sargenta”, apenas Luiz Antonio Sacconi em sua “Nossa Gramática – Teoria e Prática”, Editora Atual, admite tais flexões.

Na verdade, a Polícia Militar, com a presença da mulher em suas fileiras, mantém a estrutura machista, segura a feminização das patentes na divulgação de seus documentos oficiais. E gramáticos e jornalistas concordam com isso.
Não se sabe como as soldadas se sentem sendo tratadas como homens, mas há mulheres que escrevem versos e não gostam de ser chamadas de poetisas, querem ser tratadas de poetas, acham que o feminino as desvaloriza. Isso também é machismo, e pior, machismo do feminino.

Talvez seja apenas preocupação de um professor de Português e os soldados femininos estejam gostando desse tratamento.




3ª ORIENTAÇÃO

Quer uma sugestão?

E mais uma belíssima colocação.
Alexandre Taissum - Um cara legal, mas que fala o que pensa.


Então sugiro evitar dizer presidente e presidenta, diga somente Dilma e tá bom, certamente todos saberão de quem se trata... Também assim ninguém tentará corrigir seu erro gramatical, que pelo visto, nem os sábios sabem.


* Os textos foram retirados da internet e recebidos por e-mail.





13 de junho de 2011

A FORÇA DA IRA E A SÁDICA VINGANÇA


Pra quem não sabe, o desgovernador do Rio tentou humilhar os Bombeiros por uma questão pessoal, digo pessoal porque na campanha passada, no encontro dele com os HERÓIS DO FOGO (e do povo) no Maracanãzinho, ele foi unanimemente vaiado e sem tréguas por conta dos seus descasos e promessas mentirosas na questão dos Combatentes do Fogo. Depois, já esse ano, ele queria "fazer média" com os integrantes do movimento Gay e decidiu, por sua livre vontade, incluir os Bombeiros com carros e tudo na passeata do "arco-iris" que aconteceu aqui no Rio. Diante dessa aberração eleitoreira e tentativa de humilhar a Corporação, os nossos Heróis e o povo reprovaram de imediato a atitude do desgovernador.

Pronto! Se as relações já não iam bem, ficaram pior ainda depois dessa negativa em colocar carros oficiais e funcionários públicos envolvidos com um movimento independente e até certo ponto, polêmico para a maioria mais conservadora da população. Mas para o desgovernador isso significou baixa de votos ao deixar o Estado fora da simpatia que ele queria mostrar ao público presente e isso ele não poderia admitir. Afinal, voto é voto e com uma boa média, se consegue até mais do que se busca.

Logo após esse episódio, o movimento dos Bombeiros reivindicando melhores condições de trabalho, ajuste salarial e reequipamento das unidades cresceu e como vingança desprovida de valores de cidadania, o desgovernador deu as costas para a constituição, para a democracia e para as solicitações de pauta, forçando os Combatentes a partirem para o QG Central e lá se aquartelarem pacificamente dentro de casa.

Na manhã do dia seguinte (4), o BOPE sob as ordens irresponsáveis do desgovernador ditatorial, invadiu o QG dos Bombeiros e os trataram como bandidos, inclusive com o uso de armas de fogo e bombas, para depois prende-los arbitrariamente.

Isso me lembra a época da ditadura militar. Era criança, mas lembro bem das imagens que ainda estão vivas na minha memória.

Mas não vivas na memória do desgovernador. Parece que a vida não ensinou ao sergio canibal filho o que um ato repressivo causa nas pessoas, a humilhação que impõe, principalmente às famílias. Sua memória é morta, não teve longa duração, desapareceu o seu passado sofrido há pouco mais de 40 anos, onde também teve sua família humilhada por aquela repressão e quando... Bem... O vídeo a seguir tem um depoimento de alguém que conta uma interessante história com fatos que revelam o sofrimento da sua família no passado e que jamais esqueceu...  

 Fonte YouTube

CADÊ A LIÇÃO DE CASA, SÁDICO DITADOR?



12 de junho de 2011

NOTA SOBRE PASSEATA DOS BOMBEIROS



A passeata que partiu da frente do Hotel Copacabana Palace e seguiu para o Posto 6, em Copacabana, reuniu 50 mil pessoas aproximadamente.


Foto Terra

Mas pela contagem da Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, os números não ultrapassaram os 27 mil.

Mesmo sendo esses os números oficiais, foi expressiva a presença das pessoas que aderiram a causa dos Bombeiros e compareceram para mostrar apoio aos HERÓIS DO FOGO. 



Foto Terra


Lideranças do Movimento no entanto, afirmaram que quase a metade do público presente não seguiu com os outros manifestantes em caminhada, permanecendo situado no local de partida.

Acredito nessa contagem não oficial e que certamente é a verdadeira, aí fica valendo as 50 mil pessoas...



Aproximadamente 50 mil pessoas
participaram da passeata
Foto de vídeo - Rede Record Rio

Esse é mais outro detalhe para o episódio, que dessa vez vem de uma enorme Bola de Fogo a 50 mil graus centígrados queimando os poucos neurônios da tirania desgovernada.




DIA DAS MINHAS NAMORADAS

Hoje é o dia das minhas namoradas e eu não postaria aqui o que disse, dei e fiz para a minha namorada especial, a eterna... Isso é confidencial, embora se possa imaginar.

Mas como um sujeito encantado pelo sexo oposto, posso falar sobre as minhas centenas de namoradas espalhadas pelo Brasil e pelo além mar, que mesmo as mais distantes, moram no meu coração já superlotado. Pena não ter tempo para falar de cada uma delas, levaria meses escrevendo e ninguém iria ler depois.




Tenho o feliz hábito de considerar cada amiga uma namorada, pois concedo a cada uma delas um carinho especial, muito respeito e dedicação. Sou um fervoroso amante do sexo feminino e um incondicional aderente as suas causas (cuidado para não trocar as letras e ler errado), entendo bem suas expectativas e sempre vibro com suas vitórias.




Claro que tenho algumas mais próximas e que as considero “noivas”, portanto, sem distinção no tratamento que sempre será comum a todas elas.

Acho que por isso já basta para me considerar "o namorado" de todas elas, mas que elas não saibam desse detalhe, porque se não, elas desmancham o namoro na hora em que souberem...

Um grande beijo transbordando de carinho a todas as minhas lindas e maravilhosas amigas, que no mais respeitoso conceito, são minhas namoradas. Desejo que esse dia seja de muita alegria para vocês todas.
Alexandre Taissum



QUEM NÃO PODE ATACAR DE VERMELHO, CONTRA ATACA DE AZUL




Que bonita a ação dos
Policiais Militares do Rio de Janeiro!

by AT Produções Visuais
  
Após serem arbitrariamente proibidos de vestir-se de vermelho, onde visivelmente estariam aderindo à greve dos Bombeiros, PM's encontraram uma maneira de então mostrarem-se incluídos no protesto, trocaram de cor e utilizaram para isso o azul, cor padrão da Polícia Militar do Rio.

Em algum lugar, lá atrás, falei sobre a ordem de invadir o QG dos Bombeiros pelo BOPE, e que certamente os soldados só cumpriam ordens, porém agora vem a confirmação, pois os integrantes do BOPE, e que foram proibidos de usar camisas vermelhas, estão doando estas vestes para integrantes da manifestação solidária aos Bombeiros.

Na Praia de Copacabana, local da passeata dos HERÓIS DO FOGO (e do povo), encontram-se infiltrados pela causa justa, representantes dos Bombeiros de todo o Brasil, inclusive Bombeiros solidários da Argentina.

Foto G1

Passeata da categoria reuniu milhares de pessoas em Copacabana. Foto: Luiz Gomes/Futura Press
Foto Terra

Foto Voluvia

Foto Tribuna do Norte

Putz! E eu que pensei que o desgovernador daqui, no futuro só poderia ter a única chance de se candidatar a sindico do condomínio “La Conchita Vip”, na Provincia de la Patagônia, Argentina. Pelo visto, nem lá terá essa chance...