13 de setembro de 2011

LEILA LOPES, MISS ANGOLA E MISS UNIVERSO



Com uma beleza reconhecida pelos jurados, Leila Lopes leva pra casa o título de mulher mais bonita do mundo ao vencer o concurso de Miss Universo na noite da última segunda-feira (12).

A angolana trouxe a humildade estampada no olhar desde o início até os últimos instantes do concurso, e mesmo além do resultado final, não se gabou portando a exuberante faixa com a descrição digna de sonhos e ambições de milhares de adolescentes femininas mundo a fora.

A linda menina vinda de um país africano e muito parecido com o nosso, conquistou primeiramente a sua pátria Angola, e depois veio buscar o título mundial de beleza aqui no Brasil, onde se sentiu em casa e onde foi tão bem recebida.

O sentimento que me veio, e creio que em todos os brasileiros, é que a jovem Leila foi merecedora do título e que entre nós, não houve lamentos pelo concurso não ter sido conquistado pela Miss Brasil.

A imagem que tenho fixada na memória é a da nossa Miss Priscila Machado, quando se mostrou tão feliz com a vitória de Leila que mais parecia ela a vencedora do título, tal o compartilhamento da alegria diante de todos os olhares. Essa atitude foi tão bonita e positiva, que mostrou ao mundo o alto grau de competitividade que a gaúcha trouxe para o ambiente das passarelas, ao qual todas as candidatas são expostas diretamente ao calor da disputa e a frieza da inveja.

Não tenho conhecimento de outra africana e nem vou pesquisar sobre as vencedoras de outras épocas a fim de concluir, mas vejo que a inclusão de um país africano através da imagem soberana de Leila Lopes no cenário da beleza mundial ajuda e muito a auto-estima daquele povo excluído nos seus vários aspectos sociais.  

A identidade angolana também sofreu interferências do povo lusitano ao ser colônia de Portugal até recentemente, quando conseguiu sua independência aos 11 de novembro de 1975, sendo uma nação ainda jovem e as vésperas de completar 36 anos.

A nós, só resta desejar muita sorte, juízo e sabedoria para encarar o sucesso que acaba de invadir a cada uma das lindas moças concorrentes, e principalmente a jovem Musa da torcida do Flamengo em Angola e Miss Universo, Leila Lopes, ao carregar o merecido título, não abandone o jeitinho meigo que certamente faz parte desse métrico conjunto.