30 de abril de 2011

ENTENDA COMO O SARNEY CHEGOU NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL...


O senador da República Pedro Simon (PMDB-RS), discursou no Senado Federal, no dia 19 de abril, revelando uma conversa que teve com o finado deputado Ulisses Guimarães, após a morte de Tancredo Neves e dez horas antes da posse do primeiro presidente pós-ditadura militar, em 1985.
 
Lembro que Tancredo Neves seria o presidente e assim conservado historicamente como tal.

Na ocasião, a dúvida pairava entre quem assumiria a presidência diante da morte de Tancredo e os dois nomes mais cotados eram de um lado o próprio deputado Dr. Ulisses Guimarães (partido MDB-MG e presidente da Câmara dos Deputados), e do outro, o vice-presidente eleito, mas não empossado pelo ocorrido, José Sarney (presidente do partido ARENA e depois PDS, ambos partidos de sustentação da ditadura).

Já que, para a vice-presidência da transição democrática, os militares exigiram que esse posto fosse ocupado pelo Sarney, de forma submissa, os outros políticos envolvidos aceitaram essa imposição para se fazer – sem guerras – a tão esperada redemocratização do país.

Dessa forma, haveria uma continuidade do autoritarismo militar por trás dos bastidores, pois todo o legado estava condicionado a isso através da indicação autoritária do General Leônidas Pires Gonçalves para a ocupação dos Ministérios mais evidentes.

Pelo que o senador Pedro Simon explica, Se houvesse resistência do Dr. Ulisses Guimarães na ocasião, quem assumiria no lugar do ora imposto Sarney, seria – evidentemente – o próprio general Leônidas, acompanhado de toda a sua severa autoridade anti-populista.


"- Quem comandava esse esquema era o general Leônidas. E ele com a Constituição na mão, diz que quem deve assumir é o Sarney. Se eu digo que não, sou eu, o que poderia terminar acontecendo é o Leônidas assumir, o que poderia terminar acontecendo era imprevisível... Eu achei que a grande saída ali era o homem que tinha todo o esquema na mão, que era o general Leônidas, ele disse que era o Sarney, que assumisse o Sarney" – Segundo Pedro Simon, essas foram as palavras ditas por Ulisses Guimarães ao perceber que seria pior lutar contra aquela autoritária imposição.

Brasileiros e brasileiras, esse foi o mal necessário, infelizmente...
  

MULHERES E CRIANÇAS: MAIS UM PASSO À FRENTE...


O Senado aprovou em caráter definitivo – na quinta-feira, 28 de abril - através da Comissão de Constituição e Justiça, o Projeto de Lei que impede o arquivamento ou suspensão de processos contra pessoas que cometem crimes de violência doméstica de toda a natureza e que incidem sobre mulheres e crianças.

A proposta ainda segue para votação na Câmara dos Deputados e todos nós esperamos que lá o processo ande por mãos de ilustres fadados que tenham propósitos comuns aos do eleitorado e não seja enclausurado em alguma gaveta daquela casa, como tantos outros processos emergentes das necessidades cotidianas da população.

Segundo a autora do projeto, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), com essa medida as agressões deverão diminuir em todo país, pois o processo não se extinguirá mesmo que a queixa seja retirada de alguma forma.

A lei Maria da Penha já prevê a não suspensão do processo para esses casos, e a nobre deputada, só endossa em seu projeto de lei...

Aqui, em terras nossas, é muito comum a agressão contra mulheres e crianças em suas próprias casas e dentre todas as práticas agressivas, o estupro lidera e cresce a cada dia, pois só no Estado do Rio de Janeiro, a estatística acusa um aumento de 25%, sendo em média 313 casos por mês, ou seja, 10 por dia.

Embora esses crimes causem revoltas na maioria das pessoas, nem todos demonstram repúdio profundo e quando o tema é abordado o tratam com banalidade, surpreendendo até quem esteja longe de algum caso em família.

A exemplo dessa imparcialidade temos a apresentação de um vídeo protagonizado pela Dra. Márcia Regina Feliciano, ex-delegada de polícia e advogada na cidade de Guarulhos (SP), que no seu dia a dia de trabalho acompanhou e teve que resolver inúmeros casos de agressões contra mulheres, e que em dado momento de sua vida, se achou no dever de compartilhar suas experiências com outras pessoas, inclusive com os “nobres” vereadores da sua cidade com o interesse de chamar a atenção sobre os casos que ocorrem diariamente naquele município da Grande São Paulo, inclusive depois, globalizando o tema descrevendo detalhes dos perpétuos constrangimentos que causam as agressões impostas às mulheres e crianças de outras partes do planeta.

Até aí, tudo bem... Importante e necessária apresentação da Dra. Márcia Regina - embora visivelmente nervosa diante da falta de atenção dos assistentes - e muito oportuno e inteligente o tema abordado para lembrar e cobrar atitudes, já que na ocasião da sua apresentação, contava com a proximidade do Dia da Mulher... Só o que não estava bem naquele ambiente infestado de pseudorepresentantes do povo era a indiferença com que a extrema maioria dispensava à palestrante, como se ela estivesse ali para vender potes de gorduras transgênicas ou terrenos na Lua - aliás, na Lua deveriam estar aqueles que se portavam como verdadeiros alienígenas, principalmente as vereadoras mulheres que se mostravam fora da órbita diante desse assunto tão importante e dirigido à elas também - e não ali no plenário daquela casa de leis sustentada pelo povo vítima deles e de seus improdutivos trabalhos.

Diz-se que “as lavadeiras se encontravam à beira dos rios para conversar, fofocar ou por o papo em dia ao tempo em que lavavam suas roupas”. Caramba! E o que eu percebi através do vídeo, foi exatamente a mesma coisa, pois os “nobres” - sem a real nobreza - conversavam, riam, fuxicavam e lavavam suas roupas sujas no plenário e diante de um assunto extremamente sério e necessitado de prioritárias atitudes.


Dra. Márcia Regina diante da imparcialidade
dos vereadores de Guarulhos.

É lamentável, mas não só Guarulhos trata do assunto como está explícito no vídeo, mas todas as outras câmaras da esfera nacional desprezam essa realidade, que cresce ao passo em que as atitudes minguam desprovidas de apoio político racional.

Para que essa situação mude, o povo tem que aprender a votar nas pessoas certas, comprometidas com a verdade, de curriculums positivos. Não pode se deixar iludir pela riqueza das campanhas de fundos coloridos onde se escondem os mentirosos e políticos de carreira, esses jamais olharão para baixo, pois se comprometeram antes com os magnatas que investiram – e muito – em suas campanhas. Pode acreditar...

"A intolerância irracional de muitos escusa ou justifica a hipocrisia ou dissimulação de alguns."
Marquês de Maricá


Mais uma vez lembro: Sigo fatos reais e posto aquilo que acho relevante ou me dá vontade, fazendo valer o título do meu Blog, "Pensar e Falar".

25 de abril de 2011

TRAIÇÃO! DESTRUIÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL



Tomei a liberdade de postar o e-mail que recebi e peço que todos leiam para que descubram como muitos deputados e senadores estão se armando para sufocar a futura humanidade.
Esses reunidos formam uma corja de ordinários...


Segue o e-mail:


* Uma mensagem de Roberto Lenox - Movimento Marina Silva!



TRAIÇÃO! MARCADO PARA 03 DE MAIO VOTAÇÃO DA DESTRUIÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL - O 
CÓDIGO DA VIDA!

Compos Verdes,


O mal só prospera quando os bons estão de braços cruzados não fazendo sua obrigação contra o mal!



Os inimigos, os ignorantes e o mal nunca dormem!

O Código Florestal trata das florestas, do campo, da área rural, trata do modo como vamos plantar, produzir alimentos, de onde pode ou não  produzir alimentos, em suma, interessa àqueles que estão no campo, o que eles da área rural podem ou não podem fazer, certo? É o que a imprensa tem dito... Mas, NÃO! Longe de ser só isso, trata muito mais do que só da produção de alimento, do uso da terra, do uso das plantas; o Código Florestal trata da proteção de toda a vida! Trata da proteção de todas as plantas, de todos os animais, de todos os nossos rios, de todos os nossos oceanos, de todo o nosso ar, de toda a nossa atmosfera, de todos os nossos ecossistemas, de nossa vida, de cada suspiro.


A continuidade de nossa vida depende da perpetuação de toda a cadeia alimentar, da polinização, da água, da terra fértil, do equilíbrio hidrológico em todo o planeta, do equilíbrio climático do planeta. E a perpetuação de tudo isto depende da proteção de  todas  as plantas, de todos os animais, de todos os nossos rios, de todos os nossos oceanos, de todo o nosso ar, de toda a nossa atmosfera, de todos os nossos ecossistemas... que dependem da nossa defesa imediata do Código Florestal, do código da vida!!!


O agronegócio detentor de 35% do PIB nacional tem sua representação no Congresso Nacional através da bancada ruralista, esta bancada é composta por 120 deputados e 20 senadores, praticamente ¼ do Congresso Nacional, que além de ter a presidência da comissão de Agricultura, tomou de assalto a presidência da comissão de meio ambiente no Congresso Nacional, que obviamente pertence a bancada ambientalista. Não satisfeitos, a bancada ruralista apoiando-se nestas presidências propuseram a reforma (destruição) do Código Florestal e criaram uma comissão especial para isto no Congresso e maliciosamente tomaram sua presidência também.


Esse texto continua no link:
http://www.movmarina.com.br/groups/group/show?id=3228169%3AGroup%3A143&xg_source=msg_mes_group

24 de abril de 2011

AUSÊNCIA DE TEMPO...


Queria poder comentar sobre os fatos que ocorrem por todo o Mundo - principalmente os políticos - mas não consigo, os fatos daqui do Rio são muitos e entopem todos os canais do meu curtíssimo tempo.
Mas vou tentar, logo que o tempo sobrar...

UPA - DESRESPEITO É A PALAVRA DE ORDEM


No Rio, duas pessoas receberam voz de prisão quando reclamavam da demora pelo atendimento em uma UPA (Unidade e Pronto-Atendimento) no bairro de Botafogo.

Os dois irmãos - um senhor e uma senhora - estavam acompanhando a mãe de 91 anos que é cadeirante, sofre de Alzheimer e no momento era acometida de insuficiência respiratória.

Após esperarem por 3 horas o atendimento que não vinha e vendo a mãe sufocada, os dois em um ato de desespero invadiram o ambulatório para submeter forçosamente a idosa aos cuidados do médico plantonista.

Após a confusão generalizada entre discussões, o tenente bombeiro médico responsável por aquela UPA deu voz de prisão ao casal, filhos da pobre senhora, que ficaram trancados juntamente com a mãe até então não atendida, em uma sala a espera da chegada da polícia e de lá, encaminhados para uma Delegacia Policial.

Enquanto dois dos cinco médicos de plantão estavam na DP prestando depoimentos juntamente com os filhos reclamantes, a senhora idosa permanecia na UPA sozinha e diante de um dos maiores descasos do Estado para com a população, e ainda sem atendimento.


Em boas condições para raciocinar:
1-     Quem atiraria pedras nos filhos que tomaram essa atitude em desespero por ver a mãe agonizando dentro de uma unidade de pronto-atendimento de saúde?
2-     Ou quem atiraria pedras no tenente bombeiro que seguia um protocolo e fazia acontecer sem ter a sua disposição um corpo médico satisfatório para as necessidades das pessoas que lá se encontravam, além de ter a obrigação de manter a ordem na UPA local?

Eu pelo menos, não atiraria pedras em nenhum deles, pois ambas as partes agiram como deveriam. Uma parte reclamava seus direitos perante o estatuto do idoso e da obrigação legal do estado em oferecer atendimento à saúde do povo pagador de muitos impostos. A outra parte por sua vez, tentou manter soberanamente o equilíbrio dos anseios das pessoas que lá buscavam socorro.


 UPA Botafogo - onde ocorreu o grave incidente


Pessoalmente já assisti algumas confusões em UPA’s e também ouvi um médico bombeiro falar coisas que eu não deveria ouvir por ser estranho aos quadros de funcionários dos serviços públicos, porém o estresse é presente todos os dias nesses ambientes e acomete qualquer pessoa de boa índole.

Bem, em minha opinião, e creio que na opinião de todos, a culpa é unicamente do Estado, pois não tem em seus quadros um número satisfatório de médicos e pessoal de apoio para preencher as UPA’s como deveria, e se os números são suficientes como pode alegar, alguém está acobertando fuga em massa desse pessoal tanto nos feriados como nos dias úteis, pois sempre se percebe insuficiência médica nesses postos de atendimentos. Eu mesmo já percebi isso por algumas vezes.

Só pra lembrar, o fato narrado aconteceu no dia 22 de abril de 2011, sexta-feira Santa, portanto.

Que bom a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro tomou conhecimento do que anda ocorrendo nas UPA’s. Vale esperar para ver se agora vai tomar alguma atitude cabível em prol do povo carente e necessitado que não tem dinheiro para pagar os caros planos de saúde...

Caramba! Malandramente o Governador Sérgio Cabral Filho militarizou essas unidades a fim de inibir os muitos exaltados, e como na prática da ditadura, qualquer reclamação que se faça, o sujeito reclamante pode receber ordem de prisão e se sujar, mesmo tendo todo o direito de cobrar obrigações de quem está lá para cumprir.

Sabem aquela velha história de "abafar o caso"? Pois é. Aqui no Estado do Rio os casos são abafados com opressão... 



GOSTEI DE VER O CASO DO ÉBRIO AÉCIO


O Senador da República Aécio Neves (ex-governador de Minas Gerais) teve seu carro parado em blitz da Lei-seca no Rio e se negou a fazer o teste do bafômetro, pois achou que não havia necessidade.

Além do que, o ilustríssimo Senador estava com sua Carteira Nacional de Habilitação vencida e por isso praticando mais uma infração contra a sociedade, e somando as duas, passa a ser um eminente ativo para provocar acidentes.

 Foi só cadim, genti...

Como sempre fazem outros políticos da nata gordurenta, saltaram em defesa do colega, pois para um bom corporativismo, sempre é levado em conta a direção do vento e todos sabem que, vento que venta lá, venta cá...

O primeiro a saltar no picadeiro em defesa do Senador Aécio foi o Governador do Rio de janeiro, Sérgio Cabral Filho, dizendo que esse fato pode acontecer com qualquer um...

- QUALQUER UM É O CASSETE, GOVERNADOR SÉGIO CABRAL FILHO, COMIGO ISSO NUNCA ACONTECEU E NUNCA VAI ACONTECER, POIS SIGO AS REGRAS E AS LEIS COM O MAIOR RESPEITO E AFINCO E NÃO TENHO OS VÍCIOS QUE A SUA NATA TEM DE FAZER E ACONTECER SEM A DEVIDA PUNIÇÃO. SE NÃO TEM O QUE FALAR, NÃO FALE O QUE PODE OFENDER OS QUE ANDAM NA LINHA... E por falar em andar na linha, me lembrei das linhas de trem... Mas isso é papo para outra ferida...

Voltando ao assunto: Embora o Senador Tucano represente o Estado de Minas Gerais, ele estava se dirigindo para sua residência no Jardim de Alah - bairro carioca que fica entre Ipanema e Leblon - logo após sair de uma festa. O interessante é que ele estava indo para casa no Jardim de Alah que é um bairro carioca e não um bairro qualquer de BH (atenção eleitores mineiros em quem votam...). Será que ele ministra seus trabalhos pela internet?  

Meu medo é que se tramitem nas casas legislativa de todo o país, projetos de lei que excluam os políticos e seus asseclas da punição que se aplica aos outros beberrões, haja visto que eles já são exclusos de vários crimes, e mais uma ou menos uma proteção, não faz diferença.

Outra questão que deve ser observada pelos agentes participantes das blitze, é que tem gente que cola adesivos de apoio a lei-seca só pra passar direto e sem ser interceptado, pois pra quem vê com bons olhos, um goró motorizado jamais iria fazer propaganda de uma lei que pune seus costumeiros atos. Grave engano...

E falando em blitz da Lei-seca, achei oportuna a música do Falcão que canta esse assunto, porém acho que nada tem a ver com o caso do Aécio, claro!