4 de junho de 2011

QUE VERGONHA! RIO VIVENCIA ATENTADO AOS PACÍFICOS GREVISTAS BOMBEIROS


Nem preciso detalhar os fatos, eles estão aí para que o mundo inteiro leia nos jornais e veja na TV (aconselho assistir ao noticiário da Record, um pouquinho mais comprometido com a verdade).

Hoje, houve uma covarde agressão à democracia cometida pelo BOPE que cumpria ordens do desgovernador do Rio de Janeiro Serginho Covardia, digo, Sergio Cabral Filho. Esse sujeito acabou por mandar agir com violência diante de uma greve pacífica e ordenada com consciência, e para seus argumentos, não vale a estorinha de que os grevistas invadiram o QG dos Bombeiros, sabe por quê? Porque lá o espaço é público e não cabe a acusação de invasão... Aquele espaço é do povo e acredito que o povo do Estado do Rio de Janeiro em sua grande maioria permitiu esse acesso pacífico, limpo e ordeiro. Eles não são invasores, vândalos ou irresponsáveis como o desgovernador diz, eles são homens, pais de família, cidadãos, trabalhadores, pacíficos e acima de tudo, reconhecem mais do que ninguém, o valor de uma vida, por menos necessitada que essa vida esteja...
Na verdade quem invadiu o quartel foi o Estado anti-democraticamente, não respeitando o protesto ordenado com muita paz, onde haviam não só os Militares Bombeiros, mas suas mulheres e filhos.
Mais uma vez - e como é de costume - o desgovernador abriu a boca para só arrotar palavras desprovidas da verdade.



Tropa montada em frente ao batalhão (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Polícia Montada em frente ao QG dos Bombeiros (foto: Alba Valéria Mendonça / G1)


Negociação dentro do Quartel Central dos bombeiros (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

QG dos Bombeiros (foto: Rodrigo Vianna / G1)


Os Bombeiros do Rio de Janeiro, 1ª instituição de Bombeiros criada no Brasil (1805), merece respeito e reconhecimento. Essa instituição tem o menor salário do Brasil e esgotadas todas as tentativas para uma reivindicação na mesa de negociação e a esperança de um prometido encontro com uma imaginária comissão que negociaria com a corporação, acabou por agir em prol de seus ideais, que são legais e naturais, ou seja, poder sobreviver e sustentar seus familiares com dignidade, além de melhores condições de trabalho a fim de proteger a população do Estado e seus turistas.

A atitude de tratar os grevistas como bandidos, partiu do Palácio Guanabara, na voz do sujeito responsável de cuidar do Estado, das suas instituições e do seu povo.

O turista parisiense denominado como Sérgio Cabral Filho, mal pára em sua cadeira governamental e quando o faz, não cumpre com o prometido ao povo que o sustenta ou as instituições subordinadas.

Nós, cidadãos fluminenses/cariocas estamos indignados, pois consideramos a Corporação dos Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro a instituição mais eficaz, mais compromissada com o povo, mais íntegra, mais dedicada, mais humana, mais... Bem, considerando o que de melhor esperamos dela, é mais em todos os itens...

O Serginho Covardia acaba de demonstrar sua incompetência em administrar o Estado do Rio de janeiro e por isso, perde nesse momento, o pouquíssimo respeito que eu ainda nutria pelo governo estadual. Por isso eu o considero “DEMITIDO” e espero que meus sócios – população do Rio - também tenham a mesma consideração e juntos possamos pedir dentro da lei, a retirada desse sujeito do nosso Palácio, sua debanda do nosso querido Estado, de preferência para fora do país, e que ele seja desembocado em Paris, sua cidade-paixão.

O livre arbítrio desse indigno governador é claro através de suas atitudes, pois além de “mandar” prender 439 Bombeiros grevistas, ainda exonera o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de janeiro, Coronel Pedro Marcos Machado, como se isso pudesse colocar uma pedra em cima da situação (hábito costumeiro desse cara), incumbindo aos verdadeiros ofendidos e vítimas (no caso toda a Corporação) de que foram os grandes responsáveis pelos fatos, quando na verdade, o único responsável, por toda a sua irresponsabilidade de lidar com o cargo que ocupa, é toda dele.

A partir de agora vou deixar de ser “OTÁRIO*” e chorar cada centavo que tiver que pagar de imposto, pois bem sei que enquanto ele ainda estiver ocupando a nossa cadeira – mesmo empoeirada por falta de uso - esse cara vai usar os cifrões do meu suor para o seu deleite.

FORA SÉRGIO CABRAL FILHO! Pega seu surrado boné ditatorial e vaza, já! Seu cheiro fétido está impregnando nossa casa...   

Vejam adiante a nota emitida pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros e digam se havia necessidade do Serginho Covardia agir dessa maneira brutal e inconstitucional.

Acredito que, por essa satisfação que deu ao povo da liderança de controle e demonstração do potencial de responsabilidade, tenha custado o seu cargo, pois para o governo do mal, quanto maior a bagunça, melhor para satisfazer sua maléfica postura e isso os Bombeiros, homens da paz, gente que nos salva a vida, pessoas que arriscam sua próprias vidas para salvar as nossas, não deixaram acontecer e seguiram conscientes disso até o final.

Leia o comunicado do Comandante Geral dos Bombeiros:
=> Comando Geral do Corpo de Bombeiros diz que atendimento à população não foi afetado

Plantão | Publicada em 04/06/2011 às 12:24hs.
O Globo

“O Comando Geral do Corpo de Bombeiros esclareceu, por meio de nota, "que a rotina de atendimento à população está mantida" apesar do ocorrido na manhã deste sábado. De acordo com a nota, "postos de salvamentos dos Grupamentos Marítimos, assim como quartéis, unidades de atendimento de urgências e emergências (SAMU/GSE) e serviços de socorro (combate a incêndios, salvamentos e desabamentos, etc) estão operando normalmente." Ainda segundo a nota, "os substitutos dos bombeiros detidos pela Polícia Militar já assumiram seus postos desde o inicio da manhã na troca normal de plantões."
Fonte: O GLOBO
Confira essa nota em: 
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/04/comando-geral-do-corpo-de-bombeiros-diz-que-atendimento-populacao-nao-foi-afetado-924614561.asp#ixzz1OK0yvV8i


Os Bombeiros do Rio entraram em greve há um mês, mas não deixaram de cumprir com suas obrigações (diferente do que faz algoz do Estado), não deixaram postos de atendimentos entregue às baratas (como a criação de baratas do algoz do Estado), não viraram as costas para as suas responsabilidades (como é comum para o algoz do Estado), não desmereceram nosso respeito (como vem desmerecendo o algoz do Estado), não descumpriram leis (como é a prática do algoz do Estado), não se contradisseram aos seus juramentos (como o maléfico algoz do Estado).



Após ocupação, bombeiros presos foram levados para o Batalhão de Choque (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

Patriotismo e civismo, postura ignorada e sem valor simbólico para desgovernador do mal (foto: Rodrigo Vianna / G1)


Parabenizo aos Bombeiros por mais essa demonstração de coragem e me solidarizo com a categoria pela injustiça a que estão sendo submetidos, inclusive com a perda do Comandante que se mostrava passivo ao movimento.

Entendi o recado quando o grupo “preso” se formou para montar no solo as letras “SOS”. Entendi também que a postura de colocar as mãos na cabeça simbolizou a humilhação sofrida ao serem tratados como bandidos perigosos pelo desgoverno traidor do Sérgio Covardia.

Da mesma forma sinto o peso que a consciência do pessoal do BOPE deve estar sentindo diante das ordens a que foram obrigados a cumprir (desse meu lamento excluo o comandante do BOPE, Mário Sérgio Duarte, que se mostrou insensível e cheio de razão numa entrevista de TV).

Também estou indignado com mais essa traição do desgoverno do mal.

Sei que o sujeito não ingressa na corporação dos Bombeiros com o intuito de enriquecer, pois nela não há lugar para ambiciosos por dinheiro, há sim, uma enorme dedicação pela profissão ímpar, lá se ingressa por amor à vida do próximo. Não cabe sobre ele o julgamento quando não muda de emprego por insatisfação, pois dele não parte o desejo de cuidar do crescimento e conservação das próprias finanças, e sim, da conservação da vida alheia, tão somente...




Definição da palavra OTÁRIO*:
Quer dizer (na linguagem de Sérgio Cabral Filho), integrante do povo do Estado que reclama seu direito constituído e não aceita as farsas impostas pelo desgoverno atual.

Volto a lembrar: Não sou Bombeiro, nunca fui e nem tenho parentes servindo como tal em nenhum lugar do mundo, portanto falo em nome da minha indignação pelo ocorrido e pelo respeito que tenho pelas Corporações dos Bombeiros do mundo inteiro, que a meu ver, são íntegras e extremamente dedicadas em suas atividades.  


3 de junho de 2011

DEU CHABU... PALOCCI VAI TER QUE SE EXPLICAR E KIT ANTI-HOMOFOBIA VAZOU NA NET


Não adiantou nada a tentativa de se poupar o Ministro dono do governo Dilma e a negociação com a bancada evangélica de Garotinho, pois os dois lados perderam.

A minha irritação foi grande em ver deputados negociando a imoralidade com o que eles acham imoral, foi vergonhoso vê-los fechar os olhos diante da suposta ilegalidade do crescimento financeiro do ministro emergente ao mundo dos milionários. Ali estava em jogo a suposta verdade contra a verdade antecipada, ou seja, a distribuição do kit – a meu ver de ação indutiva e mal elaborada para atingir crianças - que seria levado às escolas através do MEC.

Sinceramente? Acho que o resultado final desse impasse foi muito bom para o povo, para os deputados de defesa, de ataque, de meia esquerda e também para os parlamentares que jogam de centro-avantes... De um modo geral, os paladinos do governo não conseguiram segurar o silêncio do ministro de “milhares a milhões em 4 anos” e ainda se livraram de ter que botar as caras para apanhar, pois o ministro foi convocado por outro grupo que joga contra, ou seja, da oposição, mas que não formavam necessariamente a bancada evangélica. Foi uma decisão firme, rápida e simples. Quanto aos que defendiam a não distribuição dos kit’s e que para isso barganharam com a tentativa do PT de tirar um cisco diante da imoralidade da nossa política, terão que engolir o kit pela internet, pois através dela alcançará grande parte das crianças, bem como todos os internautas do mundo. Para eles as coisas também ficaram bem se for levado em consideração que outras pessoas que aceitam essa injeção de costumes fora de hora nas escolas, poderiam rejeitar suas figuras nas próximas eleições.

  Internet

Acredito que tenha havido uma espécie de revanche do tipo “olho por olho, dente por dente”, cheguei a essa conclusão porque logo após a aprovação da presença de Palocci na Câmara para ensinar, digo, explicar sua rápida fortuna, os vídeos-kit apareceram no You Tube para quem quiser assistir ou curtir.

You Tube

You Tube

You Tube

Os vídeos não trazem nada diferente do que se vê diariamente na TV, nas ruas, nos bares e nas escolas das cidades grandes, portanto para nós, não terão o tom agressivo que porventura essas imagens possam levar ao interiorzão do país.

Mas, no entanto, foi melhor assim...


1 de junho de 2011

MULHERES SÃO PROIBIDAS DE DIRIGIR...




Para o bem do trânsito na Arábia Saudita, é proibido mulheres ao volante. Bem que poderia ser no mundo todo, não é? Já imaginaram mulheres dirigindo vestidas a caráter, com burqa, xador ou hijab encobrindo o corpo dos pés a cabeça, inclusive os olhos? Que Alah nos livre!

Calma, gente! Tô brincando, tá? Embora o assunto que passo a comentar seja demasiadamente sério...

Ainda hoje há evidências claras de que existem banais discriminações com práticas da violência assistida e mantida rigorosa contra as mulheres pelo mundo a fora.

No dia 22 de maio, uma mulher de nome Manal al-Sharif foi flagrada dirigindo um carro na Arábia Saudita e presa, pois lá não é permitido mulheres ao volante a revelia. Pelo formato legal, ela não fez nada de errado, pois tem carteira de motorista válida adquirida nos EUA e reconhecida na Arábia Saudita, tinha permissão do seu irmão, que ao lado dela postava-se como a necessária figura masculina, além de ser seu parente próximo. No entanto, essa não foi a visão consensual da polícia de lá, entendendo erradamente de que ela havia desafiado a antiga proibição das mulheres na condução de veículos.

Lá na Arábia – único país do mundo onde mulheres ficam longe do volante - as discriminadas Sauditas não podem abrir contas bancárias sozinhas, não podem votar, não podem ter propriedades, não podem nada... Na maioria das instituições, até os acessos são diferenciados ou separados por sexo.

Pensam que acabaram-se as restrições? Nada disso... Tem mais ainda: Lá as mulheres também não podem andar de bicicletas, aparecerem em público ou viajar sozinhas.

Para Manal, que é divorciada e trabalha, as restrições para seu livre deslocamento criam sérios problemas para sua vida profissional. Ela não pode contar com os parentes e os carros de aluguéis, além de serem escassos, são caros, e tratar com motoristas particulares, nem pensar...

O líder do governo saudita, Xeque Ghazi Al-Shemri está indicando como punição exemplar, o açoitamento em mercado público. Para Manal al-Sharif, só há uma saída viável, o perdão do Rei Abdullah.

Caramba! Tudo bem que esse procedimento venha atrelado aos costumes daquele povo, que tenha a ver com a educação do mundo árabe, mas é que o carro se tornou tão comum e de tal forma tão familiar que o fato de dirigir um automóvel não pode ser confundido como sendo desrespeito a algum conjunto de dogmas e princípios que fundamentam um sistema ideológico, filosófico, político ou religioso.

Como se já não bastasse a discriminação pelo sexo frágil, ainda tem castigos violentos para quem se aproximar do “proibido”. É essa violência que tem que acabar, aliás, todo tipo de violência tem que ser banida do nosso planeta, seja contra as mulheres, contra os homens, contra os pobres, contra os animais. Não deve haver qualquer violência contra qualquer um que seja.

Há uma petição para tentar - através da pressão por assinaturas de todo o mundo - salvar essa senhora batalhadora e carente de respeito das garras do poder brutal, da insensibilidade humana e a meu ver, pelo simples repúdio ou desgosto às mulheres.

Através de petições juntamente com outros tipos de pressões já se salvou muita gente, inclusive aquela iraniana condenada a morte por apedrejamento. Sakineh Mohammadi Ashtiani foi acusada de adultério e participação na morte do marido, a prisioneira confessou ambos os crimes, mas evidências demonstram que as confissões ocorreram mediante tortura. Sakineh ganhou o perdão da família do marido, o que a poupou de ser morta por apedrejamento. Lembram desse caso?

Segue o link para quem quiser engordar a lista de assinaturas na tentativa de intervir no prosseguimento dessa covarde atrocidade: http://www.change.org/

Vale a pena se mexer em prol da integridade física e moral de uma mulher que só quer criar seus filhos honestamente no verdadeiro papel de mãe, mas que precisa de liberdade para se locomover e cumprir com suas obrigações de trabalho.

Assistam o vídeo em homenagem a Manal al-Sharif

·        Escrevo essa crítica com a propriedade de ser descendente do povo árabe, portanto, não pode ser considerada discriminatória as minhas palavras diante da covardia imposta por líderes que enriquecem à custa do sofrimento, da exploração, do abandono social e da exclusão tecnológica do povo, e tudo em nome da falácia de um falso Alah que criaram e impuseram para desvirtuar as vontades do verdadeiro Alah do povo. Povo este que está acordando para a vida e aos poucos banindo esses canalhas com pontas-pé nos traseiros, como sempre mereceram.



29 de maio de 2011

DANIEL HERZ, O HOMEM QUE NÃO TEMEU O SISTEMA GLOBO

  

Amanhã, dia 30 de maio, faz cinco anos da morte de Daniel Herz, o homem que não teve medo do Plim-Plim...

O jornalista, escritor e professor, que morreu aos 51 anos de idade, dentre outros trabalhos que se destacaram, lutou pela democratização da informação no Brasil, ajudou a criar o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e escreveu o livro “A História Secreta da Rede Globo”.

Essa obra serviu como base para que se fizessem o documentário “Além do Cidadão Kane” produzido pela emissora britânica “Channel Four” (1993) e de grande repercussão mundial por falar exclusivamente do Sistema Globo e de Roberto Marinho.


Bem que a Globo quis comprar os direitos do livro aqui no Brasil, mas a Record saiu na frente e conquistou esse direito, só pra vazar as edições e levar ao conhecimento do público leitor, a outra face de Roberto Marinho e as entrelinhas nas laudas do seu jornalismo.

Poucos conseguiram enfrentar o dono da Globo, e dos que mais se destacaram, estão o próprio Prof. Daniel Herz e o lendário ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola.

A edição eletrônica do livro está disponível na internet. Também existem vídeos sobre o tema, inclusive um de memórias produzido pela Federação Nacional de Jornalistas e pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.



Livro - clique:

Vídeos - assista:
"Beyond Citizen Kane"


Parte 1

parte 2